A Primeira Mulher do Best Whip

Cortesia da Metal Mulisha

Vicki Golden será a primeira mulher a competir no Moto X Best Whip dos X Games

Vicki Golden venceu as prova de Moto X Racing feminina dos X Games nos últimos dois anos e vai tentar a terceira medalha seguida mês que vem em Los Angeles. Encontrar um convite para os X Games na sua caixa de mensagens não foi exatamente uma surpresa. No entanto, ela teve que reler a mensagem quando percebeu que também havia sido convidada para andar com os homens no Moto X Best Whip.

"Best Whip sempre foi uma das minhas provas favoritas e, neste ano, tenho mandado muitas entortadas e filmado isso", diz Golden, que será a primeira mulher a competir na prova. "Mandei algumas fotos e vídeos para os X Games com grandes esperanças e, a princípio, eles nem viram nada. Quando recebi o convite por e-mail, mal pude acreditar. Não sabia se era uma brincadeira ou se eu deveria ficar mesmo feliz".

Chris Tedesco/ESPN

Vicki Golden mostra suas habilidades nos X Games Los Angeles 2012. Ela vai competir contra os homens no Moto X Best Whip este ano em L.A.

Enquanto para os X Games essa mistura de gêneros será uma novidade, misturar-se aos homens é, na verdade, uma especialidade de Golden. Ela começou a correr com 7 anos e não havia meninas suficientes para competir com ela. Ela se garantiu contra os competidores homens em sua estreia, em 2011, como a primeira mulher a se classificar para o evento principal do AMA Arenacross. Agora ela espera por uma licença completa para correr no Arenacross e no Supercross contra os homens, graças ao apoio de seus novos patrocinadores, incluindo a marca Metal Mulisha.

"Estou quebrando algumas barreiras de gênero no motocross", diz Golden. "Mas essa nunca foi minha meta. É só que as coisas que eu quero fazer acabam sendo coisas que os caras estão fazendo, e eu nunca tive medo de ir contra eles para chegar aonde quero".

Golden tem em sua lista os títulos do National Champion (2008) feminino e do TransWorld Motocross Female Rookie of the Year (2009), bem como duas medalhas de ouro nos X Games. Então, ela tem algumas vitórias em sua carreira. Também está treinando numa rampa de freestyle e pegando dicas de caras como Todd Potter e Robbie Maddison. Ela diz que está se sentindo confiante.

"Andarei com uma moto menor e isso vai me dar um pouco de desvantagem", ela diz. "Chegarei à rampa com maior velocidade e terei menos balanço por isso, enquanto os homens vão ter mais força e torque, e todos eles entortam muito a moto. Mas acho que minha entortada tem estilo".

A moto menor não será o único desafio, ela diz, sabendo que o quatro vezes medalhista Jeremy "Twitch" Stenberg é o favorito na prova baseada nos votos via Twitter.

"Nessa prova, mandar a melhor entortada é apenas uma parte", Vick diz. "Porque com a votação dos fãs, ela também se torna um pouco um concurso de popularidade, e eu sei que vou precisar de toda a ajuda possível. Competir contra Twitch me faz não ir esperando vencer. Ele é muito leal e dedicado com os fãs há muito tempo e tem uma vantagem enorme. Mas acho que ser a primeira mulher na prova é uma boa história e talvez isso esteja a meu favor".

Entre os outros atletas convidados para competir no Moto X Best Whip em Los Angeles estão Edgar Torronteras, Robbie Maddison, Josh Hansen e Nate Adams.