Hawk discute as possibilidades olímpicas do skate

Karim Jaafar/AFP

Recentemente Tony Hawk disse ao Larry King, que esteve envolvido em negociaes recentes com o COI e que o skate "provavelmente estar nos Jogos de 2020"

Christophe Dubi , diretor de esporte do Comitê Olímpico Internacional , anunciou em fevereiro que o COI tem o objetivo de reconhecer oficialmente a Federação Internacional de Skate em 2014, um importante passo para eventualmente levar o skate para os Jogos Olímpicos de Verão. Esse esforço teve maior atenção recentemente, quando Tony Hawk disse ao Larry King que esteve envolvido em negociações recentes com o COI e que o skate "provavelmente estará nos Jogos de 2020", durante uma entrevista para o programa de TV "Larry King Now".

Hawk terá 52 anos nos Jogos de 2020 e disse a Larry que ele não seria susceptível de competir se o skate fizer parte dos Jogos Olímpicos, cedendo o espaço para os atletas mais jovens, como Mitchie Brusco e Tom Schaar.

Na entrevista, Hawk repetiu uma opinião que ele tinha usado antes, quando o skate estava sendo estudado para os Jogos de 2016 no Rio de Janeiro, no Brasil, contando a King: "Para ser honesto, eu acho que eles precisam do skate mais do que nós precisamos deles."

Para ser honesto, eu acho que eles precisam do skate mais do que nós precisamos deles.
Tony Hawk

"Os Jogos Olímpicos podem ou não precisar de skate, mas o interesse certamente foi intensificado após a estréia de alto nível dos eventos slopestyle snowboard e freeskiing em Sochi," disse ao XGames.com Gary Ream, co- fundador da ISF e presidente do acampamento Woodward Action Sports Camp.

Gary Ream e as ISF começaram conversas com Dubi e o COI sobre o futuro potencial Olímpico do skate em 2006, à medida que novos esportes foram sendo considerado para a estréia nos Jogos de Verão de 2016.
 
O skate já perdeu o corte, tanto para o Rio como para os Jogos de Verão de 2020 em Tóquio, mas Hawk, que está envolvido com os EUA Skateboarding - um ramo nacional do ISF - sugeriu que ainda não é uma possibilidade impossível.

"O programa de esportes para os Jogos de 2020 foi confirmada pela sessão do COI em Buenos Aires em Setembro" e não inclui skate, disse a porta-voz do COI Emmanuelle Moreau. "No entanto, sob a liderança do presidente do COI, Thomas Bach, a composição do programa, juntamente com uma série de outros temas, está sendo discutida como parte de uma reflexão mais ampla sobre o futuro do movimento olímpico e suas atividades. Decisões-chave deverão ser feitas ainda até o final de 2014".

Jody Morris

Hawk ter 52 anos nos Jogos de 2020 e disse a Larry que ele no seria susceptvel de competir se o skate fizer parte dos Jogos Olmpicos.

Bach, que iniciou seu mandato de oito anos depois de uma eleição na sessão 125ª do COI, realizada em setembro passado, indicou que ele espera afrouxar as regras do COI do que limitar o número de esportes nos Jogos de Verão em 28, o que poderia facilitar o processo para a adição do skate, BMX freestyle e outros esportes.

"O programa dos Jogos Olímpicos tem que representar um equilíbrio entre tradição e progresso", escreveu Bach na sua " Unidade na Diversidade", manifesto antes da eleição . . ."Temos experimentado o impacto positivo emocionante de novos eventos, refletindo novas culturas e atraindo novos públicos. Isso também tem incentivado outros esportes olímpicos a modernizar suas competições, sem comprometer seus núcleos essenciais. A composição do programa olímpico é como um quebra-cabeça: Você não pode simplesmente substituir algumas peças com os outros, porque você pode destruir a harmonia de toda a imagem."

Os Jogos Olímpicos da Juventude têm se tornado uma parte importante de como o COI trabalha nesse quebra-cabeça, e o skate fará sua estreia nos Jogos Olímpicos da Juventude como um esporte vitrine neste verão na China. 

"Como você deve saber, a diretoria do COI concordou em 2013, permitir que alguns novos esportes e disciplinas, que não estão atualmente no programa olímpico, - como esporte de escalada, esportes de rolo, de wushu e de skate - a serem exibidos nos Jogos Olímpicos da Juventude neste verão em Nanjing" , disse Moreau. " Em paralelo, o COI está olhando para um reconhecimento potencial da Federação Internacional de Skate, que é o primeiro passo para, em seguida, participar do programa olímpico."

Eventos de freestyle BMX também estão sendo considerados para futuros Jogos Olímpicos , disse Ream, que também é co-fundador - juntamente com a lenda do BMX Mat Hoffman - da Federação Internacional de BMX Freestyle. Eventos de BMX Freestyle provavelmente estarão sob o controle da União Ciclística Internacional, como as corridas de BMX, quando estrearam nos Jogos de Pequim 2008.